quinta-feira, 29 de abril de 2010

Quarta-feira, 28 de abril de 2010, 16h59

Pedido de urgência do Ficha Limpa fica para 4 de maio


CNBB


CNBB
Integrantes do MCCE, líderes de partidos e secretário-geral da CNBB na reunião com Michel Temer nesta quarta-feira, 28
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, afirmou na tarde desta quarta-feira, 28, que será votado em plenário, na terça-feira, 4 de maio, em regime de urgência urgentíssima, um requerimento do Projeto Ficha Limpa (PLP 518/09). A aprovação foi divulgada durante reunião com Michel Temer, as entidades que integram o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e líderes dos partidos.

Durante a reunião, Temer afirmou ser mais viável votar o projeto na terça-feira, uma vez que a aprovação aconteceu hoje, quando alguns líderes de partidos assinaram a favor do projeto. "Como algumas assinaturas em favor do Projeto foram feitas hoje, acredito ser mais prudente deixar para votar em plenário na terça-feira, uma vez que alguns parlamentares ainda estão se manifestando", disse Temer. Houve aplausos quando foi confirmada a assinatura do PMDB, que aconteceu hoje.
O presidente da Câmara também reafirmou sua preocupação com os prazos para a votação; isso porque o projeto tem até o dia 6 de junho para ser aprovado e sancionado, para valer para as eleições presidenciais de 2010. Temer sugeriu pressão dos líderes junto aos seus partidos, bem como da sociedade brasileira. "Os prazos são apertados e temos que trabalhar nos partidos para que não tenhamos surpresas na votação da terça-feira", advertiu o presidente.
Questionado sobre os prazos "apertados", o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Dimas Lara Barbosa, que também participou da reunião, destacou que o tempo é curto, mas que ainda há tempo de fazer valer a aprovação e sanção do Projeto Ficha Limpa para as próximas eleições. "O tempo é curto, mas estamos otimistas e acreditamos que o Projeto será aprovado para as eleições de 2010", disse Dom Dimas. Ele também destacou que o MCCE já começou a articulação com os senadores, para que o projeto seja aprovado também pela Casa. "Nós já começamos a trabalhar junto aos senadores, e acredito que eles também serão favoráveis a aprovação da Ficha Limpa". Dom Dimas não retirou a hipótese de haver surpresas na terça-feira. "Tudo está sendo bem encaminhado, mas é preciso também observar que ainda existem deputados contra a aprovação do projeto", frisou o bispo.
Para que o Projeto seja aprovado no próximo dia 4, terça-feira, 257 deputados terão que votar a favor em votação nominal aberta. Fator que não preocupa o MCCE porque os partidos que assinaram em favor do projeto ultrapassa o número de 300 parlamentares.
Na avaliação do membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), e secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à CNBB, Daniel Seidel, o Projeto tem reais chances de passar pelo crivo da Câmara dos Deputados na terça-feira. Emocionado, ele agradeceu o empenho do deputado Michel Temer em levar adiante o Projeto, “sempre de maneira urgente”.

Ele também destacou o empenho dos deputados em alavancar o Projeto Ficha Limpa de forma democrática e discutida o grupo de trabalho, os movimentos e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “É essa a democracia que queremos e lutamos. Esse diálogo fraterno que o espírito da democracia precisa. Acreditamos que o Projeto vai ser aprovado porque é uma causa da sociedade brasileira e a Câmara não está levando o Projeto Ficha Limpa para o lado partidário, mas de maneira dialogada. Parabéns à CCJ, aos deputados e ao diálogo travado em torno do Projeto”, sublinhou Seidel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário