sábado, 6 de novembro de 2010

CLINICA PUBLICA ÁRA JOVENS DEPENDENTES

Deputado reivindica clínica pública para jovens dependentes

04/11/2010
Por Equipe PAB
paulo-drogas
Segundo deputado, atendimento oferecido na BS está limitado a clínicas particulares e casas de recuperação mantidas por entidades assistenciais. Foto: Equipe PAB
Para suprir a falta de vagas em casas de recuperação de dependentes das drogas na Baixada Santista, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) voltou a reivindicar, ao Governo do Estado, a implantação de uma clínica pública especializada no tratamento de crianças, adolescentes e jovens. O parlamentar defendeu a realização de convênios com entidades assistenciais da região para ampliar o atendimento de usuários.
De acordo com o deputado, a Secretaria de Estado da Saúde já dispõe de clínicas para dependentes. A primeira foi criada em março de 2009 em São Bernardo do Campo em um convênio com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Grupo de Saúde Bandeirantes. Na unidade, uma equipe multiprofissional é responsável pelo acompanhamento dos pacientes, que ficam internados por cerca de 40 dias.
Durante o período de tratamento, eles são submetidos, individualmente, a um programa terapêutico com várias atividades diárias que incluem aulas de dança. A clínica também trabalha para melhorar a auto-estima dos pacientes, realizando terapias de grupo. Mais de 70% dos pacientes atendidos na clínica são ex-usuários do crack.
“As vagas oferecidas na região se limitam a clínicas particulares e casas de recuperação mantidas por entidades sem fins lucrativos, muitas das quais funcionando com muitas dificuldades financeiras. Não há locais que recebam exclusivamente crianças e adolescentes, grupo que representa uma boa parte dos usuários de drogas. Hoje, esse tipo de atendimento só é disponível em outras regiões do Estado”, ressaltou o deputado.
Ele lembra que o problema atinge pessoas das mais variadas classes sociais, mas são as oriundas de famílias pobres que enfrentam as maiores dificuldades. “Primeiro, o jovem dependente precisa aceitar o tratamento, que vai exigir muita superação e apoio familiar. Quando isso acontece, o desafio é conseguir um lugar que aceite interná-lo gratuitamente. É uma luta que só aumenta o sofrimento”, explicou Paulo Alexandre.
Em 2008, por iniciativa do deputado, a Assembleia Legislativa realizou o 1º Encontro Legislativo de Educação para discutir o problema das drogas. Para o próximo encontro, que deverá ser realizado em 2011, o parlamentar quer colocar novamente o tema em debate. Serão convidados especialistas, autoridades e educadores. “O enfrentamento das drogas exige muita informação e prevenção. E a escola, juntamente com a família, tem um papel importante na conscientização”.
drogas
Maior parte dos usuários de drogas é composta por adolescentes e jovens.
Idade da Pedra – O crack é hoje a droga que registrou o maior aumento nos indicadores nacionais de consumo de entorpecentes. Levantamento realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) em 108 cidades revelou que 0,1% da população fumou crack nos 12 meses anteriores à pesquisa, realizada em 2005. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial do uso do crack com cerca de 1,2 milhão usuários. A idade média para o início do vício é de 13 anos.
A consequência da mudança do perfil dos usuários já reflete nas estatísticas da Secretaria de Saúde do Estado. Em 2006, 179 pessoas, na faixa etária de 10 a 18 anos, se submeteram ao atendimento especializado oferecido aos dependentes. Em 2008, o número foi 371 casos, o que corresponde a um aumento de 107%.
No mesmo período, também cresceu o total de usuários com renda familiar acima de R$ 10 mil. Nas clínicas particulares do Estado, cerca de 60% das internações foram de usuários de crack. Pesquisa da Unifesp aponta ainda que a mortalidade associada ao crack é de 30%. Metade das vítimas morre em confrontos violentos com traficantes ou policiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário