quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Século XXI- Desafiando a Família
 SÉCULO XXI
DESAFIANDO A FAMÍLIA
Atualmente a família  tem sido posta em questão pelas profundas e rápidas transformações da sociedade. Nestes últimos tempos ela vem  sendo  submetida a uma série de novos desafios, sobretudo, pelas várias transformações legislativas e políticas em matéria de matrimônio, e em relação à vida.
Antes de tudo, a família, no sentido bíblico não é somente um dado sociológico; no sentido de conviver um com o outro, ou sentido econômico de proteção, embora, também envolva isso, mas a família é o lugar onde o homem aprende a crescer na sua integridade de pessoa humana.
Atualmente fala-se muito em família mesclada, família recriada, família ampliada, família reconstituída, e ainda as chamadas "Uniões de fato".
A família não é somente um lugar de crescimento pessoal, dos afetos, da transmissão da cultura entre as gerações, mas sim uma comunidade de amor, o lugar do direito e do princípio do cuidado, da solidariedade, partilha, amizade, companheirismo, respeito e unidade.
 Não obstante, em nossos tempos é possível constatarmos uma sociedade cada vez mais despersonificada, desumana e desumanizante. Observamos por exemplo: o crescimento da violência de forma assustadora, a miséria e a fome, as drogas, pornografia e tantas outras desordens que fere a essência da família.
Infelizmente em nossos tempos a família célula base da sociedade sujeito de direitos e deveres tanto do Estado como de qualquer outra comunidade, encontra-se muitas vezes como vítima da sociedade, da lentidão das suas intervenções e das suas patentes injustiças.
A família não é criação humana, nem do estado, nem da Igreja. É constituição ligada à natureza do homem e da mulher, para o bem e a felicidade pessoal, da sociedade.
Atualmente estamos presenciando uma sociedade cada vez mais secularizada,  consumista e utilitarista.
Cada dia que passa a sociedade corre o perigo de ser cada vez mais despersonalizada e massificada, e, portanto, com os resultados negativos de tantas formas de evasão que ameaçam e se opõem a instituição da família.
Não faltam sinais de degradação preocupante de alguns valores fundamentais: uma errada concepção teórica e prática da independência dos cônjuges entre si; as graves ambigüidades acerca da relação de autoridade entre pais e filhos;as dificuldades concretas que a família muitas vezes experimenta na transmissão dos valores; o número crescente dos divórcios; a praga do aborto; o recurso cada vez mais freqüente à esterilização.
O matrimônio de prova , até o pseudomatrimônio entre as pessoas do mesmo sexo, são ) expressões de uma liberdade anárquica que se apresenta erroneamente como libertação autêntica do homem"
O mundo moderno, lança uma série de novos desafios para a família. Alguns afirmam que vivemos numa sociedade pós-matrimonial. Os sistemas jurídicos de quase todos os países ocidentais já não apóiam o casamento e o divórcio se concede facilmente.
São muitas as dificuldades que a família enfrenta nos dias de hoje. Por exemplo:

·Dificuldades no trabalho;
·Dificuldades na área da educação;
·Dificuldades de moradia;
·Dificuldades nos meios de comunicação;
A família no mundo em tempos recentes, não contém mais a exclusividade da função educadora, mas a divide com a escola e como ambiente social. A Família perdeu também a característica de auto-suficiência econômica, bem como a função de definir essencialmente o status social de seus membros. Mesmo assim, mantêm importantes indeclináveis funções:
·Ser formadora de pessoas, orientando a consciência de seus membros sobre suas responsabilidades políticas e sociais, que podem exigir-lhe uma ação organizada para a transformação global da sociedade, esforçando-se em superar o sistema desumano e consumista;
·Transmitir valores fundamentais e educar seus membros a vivê-los integralmente.[
·Educar para a justiça e a liberdade, de modo especial
Pela conjuntura histórica que vivemos, globalização e pós-modernidade,  vemos várias transformações legislativas e política em matéria de matrimônio, família e em relação à vida, não obstante, mesmo diante desses desafios, a família representa uma esperança para a sociedade.
Conclui-se portanto, que a Família com seus inúmeros valores ainda é sobretudo o alicerce da sociedade, além de ser um dos tesouros mais importantes de toda a história da humanidade desde sua origem.
A família é uma instituição natural contendo valores que são perenes que jamais podem ser ofuscados, rechaçados, tolhidos ou desprezados. É de vital importância para sociedade. Nele, homem e mulher podem, devidamente, constituir uma família e gerar novos membros para a sociedade.
A família é a esperança do mundo, célula vital da sociedade e escola dos valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário