domingo, 18 de julho de 2010

Paulo Alexandre Barbosa 45633 Paulo Alexandre Barbosa: deputado mais jovem e o quinto mais votado do Estado de SP


Deputado mais jovem eleito com o maior número de votos – 182 mil 654 – na história do Estado de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) sempre acreditou que o acesso à educação integral e de qualidade constitui ferramenta essencial para o pleno desenvolvimento humano
Sua crença está alicerçada em sua própria trajetória pessoal e familiar. Nascido em 9 de janeiro de 1979, Paulo Alexandre teve como balisador a trajetória de seu pai, ex-engraxate que chegou a ser prefeito do município de Santos, no Litoral de São Paulo, graças ao esforço empreendido nos estudos e na vida profissional.

Inspirado pelos ideais familiares, ainda na universidade, Paulo Alexandre, que é advogado, foi presidente do centro acadêmico do curso de Direito. Com apenas 22 anos, ingressou na política a convite do professor Gabriel Chalita. Neste período atuou como assessor na Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e se filiou ao PSDB, tendo sua ficha assinada pelo então governador Geraldo Alckmin.

Em 2002, já atuava na Secretaria de Estado da Educação como assessor especial do secretário, sendo designado, posteriormente, para a direção de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), onde se destacou em atividades de coordenação.
Como reconhecimento ao trabalho realizado na FDE, foi nomeado, em 2004, secretário-adjunto de Estado da Educação pelo governador e amigo Geraldo Alckmin, tornando-se responsável pela implementação de programas e projetos estratégicos para o Governo de São Paulo.
Neste mesmo ano, foi convidado para proferir palestra no Fórum Mundial da Juventude, organizado pela Unesco, em Barcelona, na Espanha. Na ocasião, abordou o tema “Linguagem como violência, violência como linguagem”.

Como secretário-adjunto de Estado da Educação, Paulo Alexandre ajudou a administrar 6 mil escolas, 6 milhões de alunos e 300 mil funcionários. No período no qual permaneceu na pasta, implantou e coordenou o maior programa de bolsas de estudo do país: o premiado Escola da Família, que possibilitou a abertura de todas as escolas estaduais aos finais de semana, transformando-as em centros de conveniência.
A iniciativa pioneira teve o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA). Um dos méritos do programa foi a redução histórica nos índices de evasão escolar e de casos de violência nas proximidades dos colégios
Sob sua  coordenação, o Escola da Família beneficiou cerca de 50 mil jovens com a oferta de bolsas universitárias totalmente gratuitas.

Paulo Alexandre entrou ainda para a história do Estado de São Paulo como o mais jovem secretário de Estado da Educação, ocupando por quatro vezes a titularidade da principal secretaria estadual, responsável por um orçamento anual de R$ 14,7 bilhões.
Afastou-se do cargo apenas para concorrer a um mandato na Assembléia Legislativa. Em sua estréia eleitoral, conquistou a confiança da população em 635 dos 645 municípios paulistas. Ou seja, obteve votos em mais de 98% das cidades do Estado, algo raro para um iniciante na política. Dos 94 parlamentares eleitos, foi o quinto mais votado no Estado e o segundo do PSDB.
Na Assembléia Legislativa, Paulo Alexandre desenvolve trabalhos voltados às áreas da Educação, Cidadania, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentado. Como instrumento de estímulo à participação popular, promove periódicas audiências públicas para a discussão de projetos que interferem diretamente na vida da população paulista.

Paralelamente, criou em 2007 o Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional (Impacto), que conta com a participação de 14 instituições de ensino superior da Baixada Santista. Como presidente do Impacto, idealizou e coordenou o Porto Universidade, projeto que permitiu traçar um detalhado diagnóstico sobre a mão-de-obra portuária e os reflexos do Porto de Santos na economia das cidades da região.
O trabalho desenvolvido pelo Porto Universidade representa, hoje, uma das principais referências literárias sobre o tema portuário no País, consolidando-se como fonte de consulta obrigatória de estudantes e pesquisadores.

Paulo Alexandre dedica-se ainda à Fundação Paulo Gomes Barbosa (Pagoba). A instituição filantrópica e sem fins lucrativos foi criada em 2003 em homenagem ao pai, que passou a infância e juventude no Morro do Pacheco, na cidade de Santos. Como diretor de Projetos e Parcerias da entidade, trabalha para garantir atendimento gratuito a 200 crianças, com a oferta de creche e de atividades de esporte, cultura, informática, lazer e reforço escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário