quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sentido da Vida


"Afirmar que Deus é amor é a mesma coisa que afirmar que Deus é uma Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Não existe uma comunhão mais perfeita e mais profunda do que esta entre as três Pessoas Divinas.

Deus é o mistério supremo. Só Jesus, o Filho de Deus feito Homem, poderia revelar a vida íntima de Deus. Mas a Santíssima Trindade diz relação não só a Deus, mas também ao mundo, à sociedade, a cada um de nós.

Diz a Sagrada Escritura que Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança. Nós podemos imaginar que o amor que une a três Pessoas Divinas transbordou e daí surgiu o homem. Mas Deus não nos criou só por amor, mas para o amor.

E São Paulo, de modo muito profundo, indica o sentido da vida no capítulo 13 da primeira Carta aos Coríntios. Ela mostra que o ser humano que tem o coração vazio de amor é semelhante a um robô.

'Se eu distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, mas não tivesse amor de nada valeria'. De fato, um martírio sem amor torna-se uma farsa, um engano. No dia 10 de maio, o Papa Bento XVI teve seu encontro com a juventude do Brasil no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O Santo Padre pediu que cada jovem dilatasse mais seu coração para o amor.

Deus, de fato, é o fundamento de tudo o que existe. Quando alguém se esquece do Senhor, fazendo de conta que Ele não existe, o coração dele fica aberto para toda espécie de vícios, de pecados.

O amor a Deus e ao próximo são inseparáveis.

Um coração jovem cheio de amor pelo matrimônio e pela família é um dom de Deus para a humanidade. Na vida, percorremos diversos caminhos, mas o primeiro que percorremos é o da família. E mesmo aqueles que não se casam procuram viver em grupos ou comunidades semelhantes à família.

A vida não pode ser esvaziada, desperdiçada em vícios, drogas, pecados. Uma vida tem de ser produtiva. João Paulo II, cuja memória guardamos com saudade, afirmou que a juventude é um dom de Deus. Portanto é uma fase que precisa ser assumida com responsabilidade.

Contemplando hoje o mistério da Trindade, vamos assumir o compromisso de fazer do amor o sentido da nossa vida.

No entardecer da vida, como dizia São João da Cruz, nós seremos julgados pelo amor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário